Atos 6: 1- 7
1À medida que o número de discípulos crescia,
surgiam murmúrios de descontentamento. Os judeus de fala grega se queixavam dos
de fala hebraica, dizendo que suas viúvas estavam sendo negligenciadas na distribuição
diária de alimento.
2 Por isso, os Doze convocaram uma reunião com
todos os discípulos e disseram: “Nós, apóstolos, devemos nos dedicar ao ensino
da palavra de Deus, e não à distribuição de alimentos. 3 Sendo
assim, irmãos, escolham sete homens respeitados, cheios do Espírito e de
sabedoria, e nós os encarregaremos desse serviço. 4 Então
nós nos dedicaremos à oração e ao ensino da palavra”.
5 A ideia agradou a todos, e escolheram Estêvão,
homem cheio de fé e do Espírito Santo, e também Filipe, Prócoro, Nicanor,
Timom, Pármenas e Nicolau de Antioquia, que antes havia se convertido ao
judaísmo. 6 Esses sete foram apresentados aos
apóstolos, que oraram por eles e lhes impuseram as mãos.
7 Assim, a mensagem de Deus continuou a se
espalhar. O número de discípulos se multiplicava em Jerusalém, e muitos
sacerdotes também se converteram.
Neste capítulo cheios do Espírito Santo, porque precisamos entender. Porque uma vida vazia, sem sua presença nada faz sentido. Graças a Deus por uma vida cheia do
Espírito Santo. Ela vai revelar a glória de Deus, sobre sua vida e sobre toda
sua trajetória ou seja quando realmente existe a presença do Espírito Santo não há descontentamento
não há muro, não há reclamações.
Mas simplesmente graças a ele que lhes concede, uma vida cheia do espírito. Esse texto de
atos traz o contexto em que há reclamação por algumas coisas que
estavam acontecendo. Logo mais ele vai dizer que é necessário que haja um
enchimento do Espírito Santo, somente com o preenchimento do Espírito Santo é que nós conseguimos ver uma vida além de nós mesmos. Uma vida que vai
refletir o caráter de Cristo. Não só através de nós mas, por todo lugar que
passarmos. Um coração nesse verso verso 2, nos dizem devemos nos dedicar a palavra, e hoje nós muitas vezes não fazemos.
Dedicar a sua palavra não é só para aqueles que querem isso, todos que querem viver a promessa de Deus. Porque essa promessa ela vai além do que possamos imaginar, a promessa envolve a presença do Espírito Santo em nossa vida. E a partir dela então é necessário que a palavra de Deus seja o nosso alimento. É necessário que passamos tempo com a palavra de Deus é necessário valorizarmos a sua palavra para que de fato o Espírito Santo possa encontrar um caminho de morada em nós, algo que me chama atenção quando eles fazem a reunião no verso 3, quando eles fizeram essa reunião, tiveram que tomar uma decisão assim como nós estamos falando aqui desde o início. E essa decisão envolve uma questão nós vamos escolher homens que sejam respeitados que sejam cheios de sabedoria e que realmente estejam cheios do Espírito Santo para que os outros pudesse não se dedicar à oração e ao ensino da palavra.
Então observe eles vão procurar pessoas que estão cheios se hoje houvesse uma escolha. Quantos de nós? Seríamos escolhidos por sermos cheios do Espírito Santo. De sermos cheios de sabedoria. E por ser pessoas que são respeitadas. Não por aquilo que elas fazem mas por aquilo que elas carregam que é a presença Deus. Então eles vão escolher algumas pessoas para que possam auxiliá-los, para que eles possam realmente dedicar ao ensino da palavra.
Mas observe aqui estar cheio do Espírito Santo não é somente para alguns mas para todos. E ser pessoas respeitadas também não é para alguns é para todos que aceitam Jesus. Todos que caminham com ele tem que carregar o seu caráter e tem que buscar sua santidade e se dedicar a palavra não é só para aqueles que querem ensinar mas também para aqueles que querem viver uma vida longe da morte, uma vida que revele a luz a santidade de Deus. Então a sua escolha nos faz refletir muitas coisas. Essa escolha sempre vai nos levar a compreender que nós temos que estar sempre cheios da palavra estarmos cheios de sabedoria respeitar a Deus e a sua palavra. No verso 15 é impossível alguém nos respeitar sem que, em nós não haja a presença do Espírito Santo e o respeito alegria, paz veio com toda a palavra que tenha contida.
E a oração também de estarmos dedicados à oração e ao ensino da palavra. É nosso dever orar eu digo que a oração é relacionamento com Deus se você não ora você não se relaciona com Deus porque a oração é uma conversa, a oração é você contar tudo para Deus? Abrir o seu coração não é algo formal não é algo robótico ele não quer pessoas que sejam robóticas fazendo orações, quer pessoas que sejam sinceras pessoas que realmente converse com ele, que fala tudo que está passando. Então que sejamos de fato. Essas pessoas que sejam dedicados não só à oração mas também a palavra dele porque assim como está escrito quanto mais tivermos da sua palavra em nós, mais revelamos o seu caráter. É impossível permanecer nele se a palavra dele não estiver em nós. Foram escolhidos 7 homens.
Se você for procurar um pouco mais sobre a vida de cada um com certeza vamos aprender. Mas estamos falando apenas da escolha em um outro momento oportuno falaremos sobre. Mas observe a ideia agradou a todos. E escolheram homens que eram cheio de fé e do Espírito Santo e por muitas das vezes nós nos questionamos se temos fé o suficiente ou se somos cheios o suficiente. E não se trata da escolha mas do que as pessoas carregam em si, o que acontece é que com a escolha Deus continua espalhando a mensagem.
Discípulos se multiplicaram, pelo fato de ter escolhido os homens que estivessem cheios do Espírito Santo não há multiplicação sem enchimento, não há presença de Deus sem que haja conhecimento da sua fala não há presença de Deus sem que haja posicionamento de uma vida em oração nenhuma vida de oração. Que nós possamos pedir a Deus que de fato sejamos cheios do seu espírito.
Que sua vida de oração sua vida de comunhão, sua vida de santidade possam alcançar cada vez mais pessoas, a palavra ela não só transforma a nossa vida mas também transforma outras vidas que está em contato conosco. Então esse texto é muito importante para que nós o compreendamos passo a passo. O fato de você ser cheio, o fato de você ser preenchido com a presença de Deus. E você levar uma vida íntegra diante de Deus. Porque esses 7 homens que foram escolhidos eles não foram escolhidos atoa foram porque eles se identificavam, eles se entregavam a Deus por completo e Deus continua sua obra, sempre vai querer continuar a obra dele na nossa vida então esteja disposto queira ser cheio do Espírito Santo e eu, duvido que Deus não libere sobre a sua vida. Porque assim como anteriormente tudo que nós pedimos a Deus quando permanecemos com ele nós recebemos então se nós permanecemos com Deus e desejamos sermos cheios de seu Espírito Santo, certamente Deus fará sobre cada um de nós.
Comentários
Postar um comentário