A carta de Filemom é uma das epístolas mais pessoais de Paulo, escrita para um homem chamado Filemom, que era um cristão rico e líder da igreja. O capítulo 1, único da carta, trata do pedido de Paulo para que Filemom recebesse de volta seu escravo Onésimo, que havia fugido, mas agora se convertera ao cristianismo enquanto estava com Paulo. Paulo, de maneira humilde e amorosa, intercede por Onésimo, pedindo que Filemom o perdoasse e o tratasse como irmão em Cristo, ao invés de como escravo. Em Filemom 1:16, Paulo escreve: "Não mais como escravo, porém muito mais do que escravo, como irmão amado."
O ensinamento de Filemom 1 é a importância do perdão, da reconciliação e do amor cristão. Paulo nos ensina que, em Cristo, as diferenças sociais e culturais não devem dividir os irmãos na fé. O que importa é a transformação interior que vem com a conversão, que faz de todos iguais diante de Deus. A aplicação disso em nossas vidas é tratar uns aos outros com dignidade, respeito e amor, reconhecendo que, em Cristo, todos somos iguais e merecemos ser tratados com compaixão e perdão.
Oração: Senhor, obrigado pelo Teu exemplo de perdão e reconciliação em Cristo. Ajuda-me a tratar os outros com o amor que Tu nos mostraste, perdoando aqueles que me ofenderam e vivendo em paz com todos. Que meu coração esteja sempre disposto a perdoar, como Tu me perdoaste. Em nome de Jesus, amém.
Comentários
Postar um comentário